A importância do branded content para as marcas

11 nov
2017

O branded content é muito flexível e adaptável. A tradução desse termo para o português seria a expressão conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que está diretamente relacionado ao universo de uma marca.

Em vez de ser associada com anúncios, que são frequentemente ignorados ou mal recebidos, a marca passa a ser associada com informação ou diversão, que possuem mais valor para o consumidor. Ele se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento.

Além disso, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos. Inclusive, usando as alternativas mais recentes da tecnologia móvel – os aplicativos. O conteúdo se traduz em diferentes formatos e mídias: e-books, quadrinhos, filmes, programas de TV ou rádio, artigos em blogs e até mesmo jogos.

A importância crescente desse setor tem muito a ver com o maior controle dos consumidores sobre o que desejam ou não ver em suas jornadas diárias. Dessa forma, a publicidade tradicional aparenta perder o apelo que costumava ter.

Em uma pesquisa produzida por IPG Media Lab e Syracuse University para a Forbes, 43% das pessoas se disseram favoráveis aos anunciantes quando impactadas por branded content, em contrapartida a 36% da amostra que mencionou publicidade digital de modo geral.

Também 43% lembraram-se espontaneamente de campanhas de conteúdo de marca, sendo que ninguém citou anunciantes específicos na pergunta geral, mostrando que cada vez mais o público deseja conteúdo em vez de propaganda.

É preciso reinventar a maneira de fazer publicidade, pois atualmente crianças pequenas já sabem mexer em smartphones e até mesmo pular os vídeos de anúncios. E elas fazem isso intuitivamente.

Não existe uma receita para o branded content mas um elemento certamente precisa fazer parte dessa estratégia: a curiosidade e/ou a surpresa. Quando uma marca oferece ao público um conteúdo que quebra suas expectativas, a chance de gerar interesse é maior. É por esse motivo que muitas marcas sérias e respeitáveis estão desenvolvendo branded content que é divertido, humorístico.

Outro ingrediente importante para o branded content de sucesso é a relevância. Ele tem uma dinâmica diferente, por exemplo, de um anúncio na televisão. Como ele se apoia fortemente em mídias sociais, ele vai ser visto na proporção em que for compartilhado.

Esse é um fenômeno espontâneo, o que significa que é difícil planejar para que esse tipo de interação aconteça. Porém, quando ela acontece, gera muito mais interesse e identificação no público, trazendo excelentes resultados em publicidade e divulgação para sua marca.

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