Como fazer sucesso no YouTube?

21 jun
2017

Os canais brasileiros no YouTube estão se destacando, cada vez mais, mundialmente. Em novembro do ano passado, Whindersson Nunes foi um dos canais que mais ganhou inscritos em todo o YouTube, atingindo o quarto lugar na lista mundial.

No mês da pesquisa do site Tubefilter, o Brasil foi o segundo país com maior número de youtubers citados na lista dos 100 canais que mais ganharam inscritos. Os dados reforçam o Brasil como a segunda maior audiência da plataforma de vídeos no mundo, atrás apenas dos EUA.

Mas aí vem o questionamento: todos querem fazer sucesso com vídeos, mas os canais estão se planejando para isso? Em qualquer profissão é preciso planejar para construir algo. E não é diferente nas redes sociais.

Ao planejar um canal é necessário ter uma diretriz bem definida a seguir, de qual estilo trabalhar, qual o público-alvo, etc. Isso vai influenciar diretamente no seu conteúdo e até mesmo em que equipamento investir. Evite desviar do foco e “atirar pra todo lado”, gerando um público mais específico e mais fiel.

Os conceitos básicos devem ser seguidos como, por exemplo, apostar em uma thumbnail (miniatura do vídeo). Pode ser que no meio de um processo corrido, e mal planejado, itens como esse acabem despercebidos.

Para começar, que tal fazer alguns questionamentos? Para quem é feito o conteúdo do seu canal? Qual é o conteúdo dele? Uso títulos chamativos para convencer meu público a dar play? Respondo as dúvidas das pessoas? Meu conteúdo tem valor?

Com isso é possível criar uma unidade visual do canal. Trabalhe muito nas miniaturas dos vídeos, na abertura (segundos iniciais que devem prender a atenção) e invista em equipamentos para ter uma luz e áudio excelentes.

Lembre-se: como tudo na vida, ter um canal no YouTube envolve muito trabalho e dedicação. Se você quer levar sua mensagem adiante e fazer o canal crescer precisa levar essa “brincadeira” a sério.