Posicionamento de mercado

17 abr
2017

Posicionar-se no mercado é essencial para ser lembrado. Uma estratégia de posicionamento perfeita é aquela onde a imagem que você deseja ter perante seu consumidor é passada com clareza, a ponto dele reconhecer prontamente o que diferencia você da concorrência.

É importante frisar que o que importa é como seus clientes te enxergam. Ou seja, você não pode se posicionar como melhor se de fato não é.

Se você quer ser lembrado, escolher a estratégia de posicionamento é uma obrigação. E para acertar, é preciso, em primeiro lugar, conhecer melhor seu público-alvo. Quanto mais você souber, maiores serão suas chances de produzir algo que seja exatamente aquilo que ele precisa.

Transmitir seus valores, crenças e ideais fará com que outras pessoas se identifiquem com seu propósito. No entanto, se você for apenas mais um, sem apresentar algo que o diferencie de seus concorrentes, se perderá.

Muitas empresas oferecem bebidas, celulares, canetas, etc. Mas algumas, em específico, conseguem gerar valor, aumentar o status e ser símbolo de elegância e status. E assim acabam sendo se não as melhores, as mais lembradas e comentadas pelos consumidores.

Por isso, a melhor forma para se obter um ótimo posicionamento no mercado é colocar em prática medidas que ofereçam aos consumidores a visão de que vale muito a pena adquirir seus produtos ou serviços.

Mas como fazer com que sua fatia de mercado aumente cada vez mais? Para isso, é preciso ter em mente que o posicionamento é um processo, não uma atitude isolada. É um processo de persuasão contínua, para encorajar o cliente a pensar de uma determinada maneira a respeito do seu negócio.