Por que seu site precisa de um design responsivo?

30 abr
2017

O conceito de design responsivo não é uma novidade, mas tem chamado bastante atenção nos últimos tempos com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, principalmente por conta dos tablets e celulares de tamanhos e resoluções cada vez mais variadas.

Ter um design responsivo no seu site já não é mais uma questão de escolha, mas sim de necessidade! Ele garante que o conteúdo será carregado sem nenhum problema em qualquer dispositivo.

Um site pode ser visto de diversas formas e em diversos contextos, e é para isto que deve estar preparado. O design responsivo, como o próprio nome já indica, consegue responder ao tamanho da tela para se adequar da melhor forma.

Como as pessoas têm cada vez menos paciência para acessar páginas que carregam lentamente, letras miúdas e imagens ou tabelas com pouca resolução têm que ser abolidas.

É preciso levar em consideração que, além do tamanho e resolução da tela, cada dispositivo tem uma capacidade de processamento diferente, e mesmo os mais modernos, costumam ter diversas aplicações rodando ao mesmo tempo. Tudo tem que ser pensado para não interferir no funcionamento ideal da página.

Segundo pesquisa TIC Domicílios 2015, 58% da população brasileira usam a internet e o celular é o dispositivo mais utilizado para o acesso individual pela maioria dos usuários: 89%, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%), tablet (19%), televisão (13%) e videogame (8%).

Levando em consideração esses entre outros fatores, cada projeto necessita de um estudo particular para determinar onde o conteúdo deve ser adaptado e quais informações devem ser privilegiadas.

Uma boa experiência mobile exige uma forma diferente de pensar, voltada para as necessidades de quem está usando esses dispositivos. Ou seja, uma simples réplica do seu site não é suficiente.

Ficou interessado? A Talkz pode te ajudar!